Para adultos e crianças!
Sedação Consciente
Medo de ir ao dentista?
Sabia que cerca de 30% da população tem medo de ir ao dentista, e que entre as crianças essa percentagem aproxima-se dos 50%?
O medo, a ansiedade e experiências dolorosas anteriores são dos fatores principais que levam muitas vezes, quer adultos quer crianças a evitar uma consulta de Medicina Dentária.
Por vezes há pacientes que deixam arrastar no tempo a marcação da sua consulta, e quando finalmente ganham coragem para ir à consulta (muitas vezes porque a situação deixou de ser suportável) é já tarde, pois já não é possível recuperar um ou vários dentes que acabam por ter de ser extraídos.
Conhecendo a importância da prevenção e do acompanhamento médico para a saúde oral, a Medicina Dentária aproveitou o avanço tecnológico para oferecer novas técnicas e soluções, que têm como objetivo eliminar o stress de ir ao dentista, proporcionando visitas mais agradáveis.
Temos um ambiente acolhedoradaptadoe muito fixepara os mais pequenos!
Sedação Consciente
A sedação consciente é uma técnica não invasiva e segura que é muito usada em medicina dentária, tanto em adultos como em crianças. Envolve a inalação de um gás, o protóxido de azoto (também conhecido como óxido nitroso) numa mistura com oxigénio, através de uma máscara nasal.
A sedação consciente é uma técnica que permite reduzir o medo, a ansiedade e até o reflexo de vómito que muitos Pacientes sentem durante as consultas de Medicina Dentária. Esta prática garante, ainda, que as pessoas se mantenham acordadas e cooperantes, assegurando que o tratamento dentário decorre normalmente e em perfeitas condições de segurança.
Quem pode necessitar de sedação consciente?
Para muitas pessoas, a expectativa de dor perante a possibilidade de terem de realizar um procedimento dentário dá origem a medo e/ou ansiedade que, frequentemente, interferem, ou mesmo impedem, os tratamentos dentários de que precisam.
É nestes casos, que a sedação consciente é particularmente vantajosa pois permite realizar os procedimentos com os doentes acordados, tranquilos e cooperantes.
Esta técnica é muito utilizada em crianças que têm dificuldade em colaborar com o médico dentista durante os tratamentos, mas pode ser aplicada em praticamente todas as pessoas, com raras exceções relacionadas com algumas patologias. Por esse motivo, a sedação consciente apenas é aplicada depois de uma avaliação da história clínica, realizada numa primeira consulta.
Quais as suas vantagens?
A sedação consciente tem várias vantagens:
- Pode ser usada em várias áreas– Já utilizada em meio hospitalar há muitos anos, esta solução pode ser usada em quase todos os procedimentos clínicos da Medicina Dentária;
- Efeito rápido– Normalmente, o efeito tem o seu pico máximo logo 3 minutos depois da inalação;
- Segura e Controlável– O médico dentista pode alterar a profundidade da sedação a qualquer momento;
- RecuperaçãoRápida – Habitualmente, cerca de 10 minutos são suficientes para que o fármaco seja eliminado do organismo, o que permite retomar as atividades normais pouco tempo depois de um procedimento dentário;
- Tem poucos efeitos secundários - não tendo efeito negativos no cérebro, coração, pulmões, rins e fígado;
- Mais simples do que a anestesia geral– É um procedimento fácil, seguro e com um risco menor para o Paciente, que se mantém consciente durante o processo.
Quais as limitações da sedação consciente?
Para além de não poder ser aplicada em algumas patologias específicas, também não pode ser realizada quando, por qualquer razão, o nariz está obstruído (por exemplo síndrome gripal, alergia), uma vez que é feita por inalação.