fbpx

Neurocirurgia

Image
Dr. Miguel Trigo Carvalho

A Neurocirurgia é uma especialidade que se centra no tratamento de patologias que afetam o sistema nervoso desde as doenças da coluna vertebral (como hérnias discais), passando pelas doenças dos nervos periféricos (como o síndrome do túnel cárpico) até situações mais complexas como tumores cerebrais que frequentemente podem causar cefaleias ou défices neurológicos.

Assim, os principais tratamentos focam-se em:

  • Dor lombar
  • Dor cervical
  • Espondilose da coluna
  • Síndrome do túnel cárpico
  • Tumores cranianos
  • Cefaleia
  • Dor crónica

Dor lombar

A dor lombar é uma das queixas mais frequentes. A maioria das queixas de dor lombar são passageiras ou necessitam de tratamento médico temporário e alterações do hábitos do quotidiano (correção de postura, exercício físico , etc). Uma pequena parte dos doestes com dor lombar apresenta patologia que necessita de tratamentos mais invasivos para controlo da dor (bloqueios, cirurgia, radiofrequência, etc)

Dor cervical

A coluna cervical apresenta elevada mobilidade e é por ela que passa toda a informação do cérebro para o organismo através da medula. Assim as doenças da coluna cervical devem ser identificadas precocemente sendo que a dor cervical corresponde a um dos sinais mais importantes de doença cervical. O tratamento pode passar por correção postura ou tratamento médico temporário ou tratamentos mais incásicos como bloqueios ou mesmo cirurgia.

Hérnia Discal cervical

Uma hérnia discal é um deslocamento de parte do disco intervertebral da sua posição habitual. Na coluna cervical pode ser responsável por dor cervical e nos membros superiores se comprimir uma raiz nervosa. No entanto, se comprimir a medula, pode ser responsável por mielopatia o que pode levar a falta de força e de sensibilidade nos 4 membros.

Hernia discal lombar

Uma hérnia discal é um deslocamento de parte do disco intervertebral da sua posição habitual. Na coluna lombar pode ser responsável por dor lombar e nos membros inferiores. A compressão crónica das raízes nervosas na coluna pode levar à perda progressiva da capacidade da marcha.

Espondilose

As alterações degenerativas da coluna vertebral podem ser causa de vários sintomas, o mais frequente dos quais é a dor na coluna. No entanto, além da dor, podem surgir outros sintomas com perda de força, alterações da sensibilidade ou mesmo alterações urinárias como consequência das alterações da coluna.

Cefaleia

A dor de cabeça é muito frequente na população. Na maioria dos casos não resulta de uma doença grave e responde bem a fármacos. No entanto a cefaleia pode ser devida a lesões cerebrais que poderão ser objecto de tratamento cirúrgico. 

Hidrocefalia

A acumulação de líquido cefalo-raquidiano nas cavidades cerebrais é bem conhecida nas crianças. Nos adultos séniores também esta doença pode aparecer causando queixas de demência.

Dor crónica

A dor é uma experiência desagradável relacionada com um traumatismo ou uma doença e que habitualmente desaparece após um período de convalescença. Porém, há situações em que a dor se torna crónica e de difícil tratamento necessitando de medidas adicionais como bloqueios, radiofrequência ou outras técnicas de neuromodulação.

 

Fazer Pré-Marcação

Faça a sua pré-marcação e aguarde a nossa confirmação.

Ver mais

conheça os Médicos

Veja aqui os currículos dos nossos médicos.

Ver mais

Av. Rainha D. Amélia 74 Fracção O 

6300 - 749 Guarda

Tel.: +351 271 105 652 | 938 169 960

geral@clinicadosorriso.pt

 

 

Diretora Clínica: Drª. Rita Vilar,

Médica Dentista