fbpx

Ortodontia Miofuncional

Image
Image
Drª. Rita Vilar


ORTODONTIA MIOFUNCIONAL

A respiração pelo nariz é um fator essencial para o correto crescimento e desenvolvimento das estruturas do crânio e da face. 

Existem vários fatores que podem levar a uma respiração oral ou mista, havendo obstrução da passagem de ar pelas vias aéreas superiores quer por alterações morfológicas quer por alergias. Esta obstrução está muitas vezes associada a alterações do sono. Pode ainda ocorrer pela aquisição de hábitos, na sequência de uma obstrução nasal temporária. Durante esse tempo o corpo adapta-se e desenvolve o hábito de respirar pela boca.
Algumas características típicas faciais de um respirador oral são a hipotonia dos músculos da face (sem expressão), face longa e estreita, presença de olheiras, nariz e narinas estreitas, lábio superior curto, lábio inferior invertido, falta de selamento labial (em posição de repouso a criança não fecha a boca). A nível oral pode ainda ocorrer gengivite, periodontite, infeções de cândida albicans (sapinhos), erosão dentária e aparecimento de cáries.
Quando uma criança respira maioritariamente ou em exclusivo pela boca, a língua não se posiciona no lugar correto, que é junto ao palato (céu da boca). A língua passa a ter uma posição mais baixa, o que pode resultar num subdesenvolvimento do maxilar superior e num crescimento do maxilar inferior para a frente. Para além de conduzir também ao apinhamento dos dentes, o desenvolvimento incorreto do maxilar superior pode por sua vez também piorar ainda mais o padrão respiratório da criança, restringindo a via aérea e consequentemente a capacidade respiratória. 
Para além de afetar o correto crescimento dos maxilares, sabe-se também que a respiração oral está na base de desordens a nível do sono. Os sinais e sintomas principais são ressonar, cansaço matinal, distração fácil e dificuldades de aprendizagem. Em casos extremos podem ocorrer paragens respiratórias durante a noite, podendo indicar já uma Apneia Obstrutiva do Sono. Quando não tratada poderá trazer consequências muito nocivas na idade adulta.
Existem hoje tratamentos miofuncionais muito eficazes que educam a respiração para que seja feita pelo nariz, promovem uma posição  correta da língua, vedamento labial e ainda o alinhamento dentário. Estes tratamentos ajudam na correção destes hábitos e podem melhorar largamente a qualidade de vida tanto de crianças como adultos.
 

Fazer Pré-Marcação

Faça a sua pré-marcação e aguarde a nossa confirmação.

Ver mais

conheça os Médicos

Veja aqui os currículos dos nossos médicos.

Ver mais

Av. Rainha D. Amélia 74 Fracção O 

6300 - 749 Guarda

Tel.: +351 271 105 652 | 938 169 960

geral@clinicadosorriso.pt

 

Diretora Clínica: Drª. Rita Vilar,

Médica Dentista