fbpx

Orientação Vocacional

Image
Drª. Maggie Vaz

O que é?
 
A Orientação vocacional é um processo, conduzido por psicólogos, que através da aplicação e análise de provas de interesses, aptidões e personalidade; tem como tarefa básica, facilitar o momento de escolha do jovem, auxiliando-o a compreender a sua situação específica e única de vida, na qual estão incluídos aspectos pessoais, familiares e sociais.
 
A quem se destina?
 
Destina-se a todos os jovens que precisam de tomar decisões escolares/profissionais. Essas tomadas de decisão acontecem especialmente no 9ºano (na escolha da área a prosseguir ou de cursos profissionais/vocacionais) e no 12º ano (na opção de um curso superior ou saídas profissionais).
 
Como é realizada?
 
O processo de orientação vocacional baseia-se nas seguintes etapas:
 
  • Entrevista: para diagnóstico de necessidades de orientação vocacional e identificação das expectativas do jovem e dos seus encarregados de educação;
  • Avaliação: aplicação de baterias de testes: provas de raciocínio diferencial, prova de interesses e aptidões profissionais e teste de personalidade;
  • Entrega de relatório com informação e discussão dos resultados obtidos ao longo do processo.
Este programa tem como objetivos: fornecer informação, contribuir para o amadurecimento de ideias e desenvolver competências com vista a uma tomada de decisão informada e consciente. Permitirá que o jovem aumente o seu autoconhecimento, pesquise o sistema educativo e formativo, explore as profissões e se prepare para o mercado de trabalho cada vez mais complexo e diversificado.

Fazer Pré-Marcação

Faça a sua pré-marcação e aguarde a nossa confirmação.

Ver mais

conheça os Médicos

Veja aqui os currículos dos nossos médicos.

Ver mais

Av. Rainha D. Amélia 74 Fracção O 

6300 - 749 Guarda

Tel.: +351 271 105 652 | 938 169 960

geral@clinicadosorriso.pt

 

 

Diretora Clínica: Drª. Rita Vilar,

Médica Dentista