fbpx

Segunda - Sexta 10.00 - 12.30 | 14.00 - 19.30  Sábado 10.00 - 13.00

  • Contactos
  • (+351) 271 105 652 (chamada para a rede fixa nacional)

Um dos desafios habituais da educação alimentar infantil é o de promover o consumo adequado de hortofrutícolas. Todos os dias, nós pais, nos debatemos a encontrar a melhor forma de o fazer. 

O consumo inadequado de fruta e hortícolas é considerado um dos principais determinantes de doenças não transmissíveis, como as doenças cardiovasculares e alguns tipos de cancro. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o consumo diário de pelo menos 400g de fruta e hortícolas, o equivalente a aproximadamente 5 porções diárias destes alimentos.

O termo “arritmia” refere-se a qualquer alteração na sequência normal dos impulsos elétricos cardíacos. Algumas arritmias são tão curtas (por exemplo uma pausa ou extra-sístole) que a frequência cardíaca global não é significativamente alterada. Se forem mais prolongadas poderão causar um aumento (taquicardia) ou uma diminuição (bradicardia) sustentada da frequência cardíaca e acompanharem-se de sintomas como palpitações, tonturas, cansaço, mal-estar torácico ou mesmo perda de consciência.

Sabe-se que a respiração nasal é um fator essencial para o correto crescimento e desenvolvimento das estruturas do crânio e da face. Existem três tipos de respiração: nasal, oral e mista, sendo que a mista é uma mistura das duas anteriores. A criança pode respirar exclusivamente pelo nariz, o que seria o mais correto, pode respirar maioritariamente pela boca ou respirar de forma mista.

É comum, embora errado, pensar-se que os tratamentos ortodônticos se iniciam a partir dos 12 anos, quando a dentição definitiva está completa. Atualmente todas as crianças devem ser avaliadas nesta área entre os três e os sete anos, idade média em que os primeiros molares permanentes erupcionam.

Av. Rainha D. Amélia 74 Fracção O 

6300 - 749 Guarda

Tel.: +351 271 105 652
(chamada para a rede fixa nacional)

Tel.: +351 938 169 960
(chamada para a rede móvel nacional)

geral@clinicadosorriso.pt

 

 

Diretora Clínica: Drª. Rita Vilar,

Médica Dentista

 

Política de Privacidade